sexta-feira, 12 de novembro de 2010

* Sobre a verdade II

[Ontem passei uma tarde maravilhosa em companhia de minha amiga para sempre (a mais sábia de todas) rimos, falamos de projetos, amor, vida e me perdi em seus ensinamentos e suas experiências  maravilhosas. Falamos sobre a necessidade que nós seres humanos temos de querer saber a verdade. Lembrei do poema de Drummond (segue abaixo). Refleti muito sobre o que me falou sobre a vida, disse a ela que gostaria de ter a mesma percepção que ela tem sobre os problemas, sobre os acontecimento e sobre o mundo. E ela me respondeu que isso só o tempo, o amadurecimento me dará, que preciso passsar por várias experiências para que eu possa aprimorar o olhar sobre o mundo. Para que psicólogo? Eu tenho uma A.P.S, isso invalida qualquer teoria freudiana. Drummond nos diz neste poema que a verdade tem dois lados e que cada um acredita naquilo que quer ter como sua verdade. A minha verdade é a verdade, mas porque dizer que a sua não é? Filosófico, não? Muito, muito reflexivo. Acho que pensarei duas vezes quando cobrar a verdade de alguém, pois pode ser que este, também, queria saber a aminha. Amiga esse post é em nome de nossa amizade verdadeira e para sempre, e que para nós o "para sempre nunca acabe".


VERDADE

Carlos Drummond de Andrade

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Olha ele aí!!!!!!!!!!!


[Perdoem-me, mas meus escritos estão pouco inspiradores, foi só vontade compartilhar com a Sô que sua amizade me faz muito bem. Obrigada, amiga.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores