domingo, 1 de agosto de 2010

Eu não concordo...


Eu não concordo com a descida dos corações amantes à terra dura. Assim é, será e foi desde tempos imemoriais: eles seguem pelas trevas, os sábios e os belos. Coroados de lilases e de louros, eles partem; mas eu não me conformo. Amantes e pensadores, contigo, dentro da terra, transformados na poeira morna e cega. Um fragmento do que tu sentias, daquilo que tu sabias, uma fórmula, uma frase apenas restou - mas o melhor está perdido. As respostas rápidas e vivas, o olhar honesto, o riso, o amor - estes partiram. Partiram para alimentar as rosas. Os botões serão meigos, elegantes e perfumados. Eu sei. Mas eu não aprovo. Mais preciosa era a luz em teus olhos que todas as rosas do mundo.

Fundo, fundo, fundo na escuridão da cova, docemente, os belos, os ternos, os bons, calmamente eles descem, os inteligentes, os espirituais, os bravos. Eu sei. Mas não estou de acordo. E eu não me conformo.
(Edna St Vincent Millay, traduzido por Roberto Freire)

[Lembrava vagamente desse texto, li certa vez na agenda de minha irmã, eu era menina, e pensei pensei sobre ele, mas não tinha a ideia verdadeira de seu significado.A vida foi passando e eu fui crescendo, me deparei com algumas perdas, mas ainda assim, não cheguei a sua significação. Minha irmã perdeu um grande amigo, e comecei a entender um pouquinho.Mas há 5 anos atrás perdi um grande amigo, exatamente no dia 01 de agosto de 2005, naquele momento lembrei do texto, porém só lembra do início e dizia para mim mesma "eu não concordo com a descida dos corações amantes à terra dura". Hoje lembrei novamente e resolvi procurá-lo na internet, eis o texto todo, parace que está na introdução de um livro de Roberto Freire (o anarquista).Hoje diante de mais uma perda, continuo não concordando com a forma de como as pessoas que amamos nos deixam.Meu amigomenino gato Biel está indo,sei que sobrevivemos as perdas, Daniel me ensinou isso, "mas eu não concordo...eu não me conformo..." Fico fraca sem meu kriptonita, sem sua presença em minha vida, acho que nem sei ser sem ele.Só o tempo ensinará que a vida precisa seguir seu curso.]

Um comentário:

  1. Poxa... Imagino o que sentes!
    Perder um amigo assim... companheiro de tantos anos é foda esquecer!
    Mas ele nunca vai ser esquecido... Vai estar vivo na tua cabeça e coração! Principalmente. E eu tenho certeza que tu estarás no coraçãozinho dele! Sempre.

    ResponderExcluir

Seguidores